Select Page

Sejamos realistas:  Quem não gosta de dormir? Você já conheceu alguém que vive bem dormindo apenas 3 horas por noite? Se sim, deixe-me avisá-lo: essa pessoa provavelmente é um serial killer.

Brincadeiras à parte, não dormir o suficiente é realmente muito prejudicial para o seu corpo e mente. Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono (AASM), 1 em cada 3 adultos não dorme o suficiente. Adultos entre 24 e 65 anos devem ter entre 7 a 9 horas de sono por noite. 

Por isso, basicamente durma a média recomendada: 8 horas por noite. Caso contrário, alguns (ou vários) dos 8 itens a seguir podem acontecer com você:

1 – Ficar Doente

Não dormir o suficiente diminui o seu sistema imunológico e a sua capacidade de lutar contra possíveis invasores. Então faça uma análise: se você costuma ficar doente mais vezes do que seus amigos ou colegas de trabalho, talvez não esteja dormindo o suficiente!

2 – Prejudicar o seu coração

Dormir menos de 5 horas por noite pode afetar o seu coração de uma maneira negativa. Afinal, você aumenta o risco de uma doença cardiovascular quando não dorme o suficiente.

3 – Névoa Cerebral

Você já notou que não é tão perspicaz ou capaz de pensar com clareza quando não dorme bem? Não obter a quantidade recomendada de sono afeta a maneira como o cérebro funciona e causa um julgamento prejudicado – o que, obviamente, não é bom para ninguém. Além disso, ter menos de 7 horas de sono por noite também pode fazer com que você seja esquecido.

4 – Vida Sexual Afetada

Você gosta de sexo? Então siga a quantidade recomendada de sono! Um estudo recente mostrou que “dormir 5 horas ou menos reduziu os níveis de hormônios sexuais em 10% a 15%”. É isso que você quer?

5 – Ganho de peso

Um estudo recente descobriu que aqueles que dormem menos de 5 horas por noite são mais propensos a ganhar peso e “eventualmente” se tornarem obesos. Isso porque a privação do sono faz com que os hormônios que regulam o apetite oscilar, e é mais provável que você consuma mais calorias quando não dorme o suficiente.

6 – Maior chance de se acidentar

De acordo com a National Sleep Foundation, você tem três vezes mais chances de sofrer um acidente quando não consegue dormir.

7 – Sua pele sofre

Não dormir o suficiente pode causar linhas finas, rugas, tons irregulares e outros problemas de pele. Acho que chamam de sono de beleza por um motivo, certo?

8 – Você fica mais burro

A falta de sono prejudica sua atividade cerebral! Não obter zZZzzZzzs suficientes pode prejudicar bastante sua atenção, prontidão e habilidades de pensamento crítico, entre muitas outras coisas.

Então resumindo: Tenha de 7 a 9 horas de sono por noite. Seu corpo vai definitivamente agradecer a longo prazo!